segunda-feira, 29 de junho de 2015

O maravilhoso mundo das Fanfics

Olá!! Neste post de férias eu resolvi escrever nessa postagem sobre as fanfics, e o principal motivo é que quando eu digo que escrevo fanfics, as pessoas me perguntam o que é, e assim como elas, muitas outras não devem saber o que são, e para facilitar (por que existem muuuuitos itens que você pode querer saber sobre fanfics), vou organizar em tópicos.

O que são fanfics?


Para começar, vamos fazer uma pequena etimologia da palavra fanfiction, que é derivada de outras duas palavras do inglês, fan, e fiction. A primeira significa fã, e a segunda, ficção, logo, subentende-se que fanfiction é uma ficção de fã, ou seja, quando as pessoas resolvem escrever uma história baseada em um outro enredo, que pode ser de livros, séries de TV, novelas, filmes, animes, desenhos, jogos para computador, e até mesmo histórias inventadas, que não se baseiam em nada (essa categoria aparece nos sites de fanfiction, mas eu acho que só faz sentido estar lá quando as fics são interativas [não se preocupe, explico o que é isso já já!], senão, não teriam no que se basear, o que vai contra a própria etimologia da palavra! [que confusão!])

Onde encontro fanfics?



Você pode achar fanfics em vários sites na internet. Os mais conhecidos são Fanfiction.net (escrevo nesse!), Nyah Fanfiction (e nesse também), Fanfic Obssession, Anime Spirit, Fanfic Revolution, Fanfic Addiction, Fanfics Brasil, All Time Fics, e ainda existem mais alguns, inclusive blogs de fanfics.

Quais são os gêneros?


Dentro de cada categoria (livro, série, filme) , existem os gêneros: ação, amizade, angst, aventura, comédia, crossover, darkfic, death fic, drama, ecchi, fantasia, ficção científica, furry, hentai, horror, humor negro, lemon, lime, mistério, orange, paródia, poesia, romance, shoujo-ai, shounen-ai, songfic, suspense, terror, tragédia, universo alternativo, yaoi, e yuri [parte deles eu nem conhecia, até agora]. De um jeito ou de outro, uma fanfic normalmente não possui um só gênero, o autor pode escolher vários, e é através dessa escolha, que o leitor identifica um pouco do que vai aparecer, e pode ser, ou não o que ele procura, portanto, são de extrema importância, principalmente para não criar um leitor "desavisado", que começa a ler com uma expectativa mas por fim se depara com algo totalmente diferente do esperado. Portanto, eu costumo dizer que os gêneros trabalham em conjunto, e são uma "sinopse rápida" da fanfic.

Ação: esse gênero é autoexplicativo, ou seja, são fafics sobre ação, ou que contém muitas cenas de ação.

Amizade: é quando os personagens principais, ou os personagens em geral tem uma relação de amizade, mas é, principalmente, quando a fanfic se trata sobre a amizade de um grupo, ou sobre o tema amizade, em si.

Angst: são fanfics que retratam emoções de ódio, tristeza, e principalmente medo. Esse gênero aparece principalmente em histórias de suspense, terror, horror, ou medo, mas também não quer dizer que vá obrigatoriamente aparecer.

Aventura: fanfics com esse gênero normalmente retratam jornadas, ou viagens à lugares diferentes, e de um modo geral, falam sobre aventura(s).

Comédia: esse também é um gênero autoexplicativo, ou seja, é quando uma fanfic tem situações engraçadas, ou um personagem em si tem essa característica, mas de um modo geral, são aquelas feitas para divertir o leitor, descontraí-lo.

Crossover: é a mistura de duas histórias diferentes, ou é quando uma história de um tema se baeia em outra de outro tema. Por exemplo, uma fanfic crossover pode misturar elementos de Harry Potter e Jogos Vorazes, ou seja, se eu quiser escrever uma história e colocar que a Hermione namora o Peeta, ou que a Katniss é irmã do Harry, eu posso, ou posso, inclusive, colocar os personagens de Harry Potter dentro dos Jogos Vorazes, ou em situações baseadas nessa outra história, como as revoluções dos distritos [aí para especificar mais, entra o conceito de universo alternativo, explicado mais abaixo].

Darkfic: são aquelas que possuem várias cenas [muito] depressivas, taciturnas, com atmosferas sombrias, ou situações angustiantes, e são, de um modo geral, "dramáticas".

Death fic: é quando um ou mais personagens principais morrem [eu particularmente, só leio quando é uma fanfic que fala sobre um grupo em geral, por que se ela falar de um casal, e você não quiser que nenhum dos dois morra, vai ser um baita spoiler. É com se o John Green dissesse que a culpa das estrelas e uma "death fic",  rá! Acabou com a magia... Ou mesmo o Nicholas Sparks, nunca vi alguém gostar tanto de matar personagens principais, compete com o George Martin, de Game of Thrones - mais sobre estes três em breve!].


Drama: são fanfics literalmente dramáticas, e podem se manisfestar através de vários elementos, como por exemplo, na reflexão de um personagem sobre si mesmo ou sobre o mundo,  no enredo, que pode conter fortes apelos emocionais, ou até mesmo no modo de escrever do autor, que pode ser intencionalmente dramático, para compor a história da maneira desejada.


Ecchi: são cenas que contém uma espécie de "pornografia leve", e que possuem normalmente apenas algumas insinuações.

Fantasia: É uma história que possui um enredo diferente de todas escritas até agora, normalmente  com magia, e pode ter fadas, bruxas, magos, ou elementos sobrenaturais envolvidos, com mundos imagináveis e que mexem com a criatividade do leitor.

Ficção Científica: são histórias que envolvem principalmente a ciência, robôs, tecnologia avançada, e muitas vezes, a fic se passa num ambiente futurista, mais "desenvolvido".

Furry: são aquelas histórias de romance extremamente açucaradas, onde tudo é fofo e belo, e os personagens mantém uma belíssima relação entre si, seja personagem principal ou secundário.

Hentai: é quando uma fic possui cenas de sexo explícito entre um casal heterossexual.

Horror: é uma história que assusta o leitor, e que provoca muito medo.

Humor negro: é quando se tem uma comédia "politicamente incorreta", com piadas que se baseiam no sofrimento dos outros mas que, mesmo sendo maldosas, são engraçadas.

Lemon: fics com cenas de sexo explícito entre homens.

Lime:  são fics com cenas de sexo implícito, e difere de ecchi apenas por que a categoria lime apenas sugere a cena principal de sexo, sem detalhes.

Mistério: são aquelas fics que a princípio não explicam nada, mas possuem elementos ocultos que vão se desenrolando e se explicando ao longo da história, fato este que faz o leitor sempre querer saber o que acontece a seguir, provocando a sensação de suspense, por exemplo.

Orange: história com sexo explícito entre mulheres

Paródia: quando uma história escrita imita a outra, mas mudando alguns elementos para torná-los geralmente cômicos. Um exemplo é o os diretores fizeram em "os vampiros que se mordam".

Poesia: são fics escritas em formato de poesia, que podem ser em verso ou em prosa.

Romance: esse termo na verdade pode ter dois sentidos, seja para uma história longa, com um enredo elaborado e tal, ou mesmo para designar um relacionamento amoroso entre dois personagens. Mais detalhes sobre o sentido em que esta sendo utilizado pode as vezes ser descoberto na sinopse.

Shoujo-ai: são cenas românticas mais leves entre garotas, e normalmente retratam um amor platônico.

Shounen-ai: são cenas românticas mais leves entre meninos, e também podem se referir a um amor platônico.

Songfic: são fanfics que podem ser baseadas em uma música, ou que podem conter partes da musica durante o enredo, como uma espécie de trilha sonora pra história. Geralmente são postados trechos dela durante o desenrolar dos fatos.

Suspense: quando possui várias cenas, muitas vezes descritivas, que tem a intenção de provocar um susto ou medo no leitor, e normalmente provocam a curiosidade do leitor [não é muito diferente de "mistério"].

Terror: é quando o autor coloca personagens com personalidades assustadoras no enredo, como por exemplo bruxas, lobisomens, vampiros, chupa-cabras, e etc.

Tragédia: é o uso excessivo do drama para designar um acontecimento, seja através dos sentimentos do personagem ou da narração dos fatos em si.

Universo Alternativo (UA): é quando os personagens de uma história são colocados fora de seu contexto, onde a história pode ou não ser reaproveitada. Por exemplo, eu posso colocar os personagens de Jogos Vorazes num colegial normal, com líderes de torcida, shows de rock e bandas adolescentes [ah: não necessariamente um universo alternativo tem de ser um crossover].

Yaoi: são fanfics que tem um conteúdo homossexual masculino, e difere do "shounen ai" por ser um amor concreto, não platônico.

Yuri: são fanfics com centeúdo homossexual feminino, e difere do "shoujo-ai" por ser um amor concreto, não platônico.

Fanfic tem classificação indicativa?


Com todos esses termos técnicos pra cada cena mais "intensa", seja pelo sexo, pela violência ou pelo uso de palavras de baixo calão, é obrigatório o uso de classificação indicativa para as fanfics, e quem as escolhe é o autor, justamente por ninguém saber melhor do que ele o que vai aparecer ao longo da história. No entanto, alguns sites como o Nyah, por exemplo, exige que fanfics com violência ou com cenas de sexo explícito sejam classificadas como "+16". Vai do bom senso do autor classificar sua história.
Para designar o público acessível à leitura, existem algumas letras, semelhantes à dos jogos de videogame. Cada site pode diferenciar uma letra de outra, portanto, vou especificar, e pra facilitar, em ordem etária crescente:

K - são fanfics que qualquer um pode ler, não tem droga, palavrão, sexo ou violência. (também pode aparecer como: G ou L).

K+ - esta classificação contém apenas alguns traços de uma linguagem mais baixa, mais ainda não tem qualquer tema adulto. São histórias com pouco conteúdo violento ou (na faixa de classificação por idade, aqui entraria o "proibido para menores de 10 anos")

NC-13 - não é indicado para menores de 13 anos, por conter uma linguagem mais grosseira, vulgar, e alguma sugestão sexual, mas claro, uma cena bem levinha (classificação por idade: "proibido para menores de 12 anos)

T ou NC-15 - possui o mesmo conteúdo do que o NC-13, mas com mais intensidade, incluindo palavrões, algumas cenas de violência, uso de drogas explícito e cenas de sexo com intensidade moderada. (classificação por faixa etária: 14 anos)

NC-17 - é um quase não recomendado para menores de 18, mas é como se ainda não atingisse o nível máximo de conteúdo explícito.


R- significa "rated" e são aquelas fanfics que são proibidas para menos de 18, por conterem estupro, cenas fortes de violência, apologia à drogas lícítas ou ilícitas, sexo forte e detalhado ou extremamente explícito, palavras de baixo calão, ou qualquer conteúdo que possa ferir os direitos humanos, em qualquer sentido.


Para publicar uma fanfic... 


Ao contrários do que muitos pensam, publicar uma fanfic não é tão fácil assim. Existem alguns sites com diversas políticas de uso, e que exigem um trabalho mais elaborado, que depende das Beta-readers e das Capistas.

Beta-Reader: para ser uma Beta precisa se entender bem da escrita, e o serviço dela é corrigir o texto do(a) autor(a), para que ele possa ser publicado no site. Ela é quem dá os ajustes finais de gramática ou concordância, e seu nome deve-se ao fato de "beta" ser a segunda letra do alfabeto grego, ou seja, metaforicamente, a segunda pessoa que lê a história, antecedida somente pelo "alpha", que é o escrito(a). A beta é escolhida pelo próprio site onde se publicam as fanfics, através de um concurso, que normalmente envolve a resposta de uma pergunta e a escrita de uma redação, que passará sob uma avaliação e por fim, as ganhadoras são anunciadas no próprio site.

Capistas: as Capistas cuidam da parte pictográfica da fanfic, ou seja, da imagem e da "capa" que ela terá. Muitas vezes, a imagem que "ilustra" a fic não é uma simples fotografia, e envolve montagens de fotos e alguns trabalhos de arte, para desenvolver um "slogan", que é o nome da fic associado à uma letra específica. As capistas também passam sob avaliação do site, através de um concurso anual.

No entanto, em outros sites, não é obrigatório ter nenhum desses dois, o autor simplesmente publica o que escreveu.

Alguns termos técnicos... 


Dentro do universo das fanfics, existem alguns termos técnicos, mas que na verdade, muitos já devem conhecer. alguns deles são:

Canon: é quando um conteúdo é igual à história original, mas escrita de um modo diferente, ou descrevendo algum sentimento ou pensamento.

Disclaimer: é visto em praticamente em toda a fanfic, e é um termo que significa que o autor não tem direitos autorais sobre a história, que esta não lhe pertence, e até que não tem intenção nem nenhuma obtenção de lucro por cima dela.

Drabble: é uma fanfic com especificamente 100 palavras, mas também pode, em alguns casos, ter entre 100 e 150. Também existe o conceito de Double Drabble, que é uma fanfic com o dobro de palavras, ou seja, 200.

Ficwriter: é o próprio escritor das fanfics.

Ooc: é quando uma personagem não tem a personalidade que lhe é característica, para que ela se encaixe em determinado contexto (significa out of character). Alguém que é normalmente sério pode, portanto, ser contextualizado como brincalhão ou medroso.

OC: "on character", e é quando um personagem mantém suas característica originais.

P.O.V: significa point of view, e é quando a história passa a ser contada sob o ponto de vista de um determinado personagem, não necessariamente o principal. É usado para expressar ideias ou sentimentos de um personagem diferente daquele que vem narrando.

Review: são comentários nas histórias, sendo críticas, elogios ou incentivos.

SAP: significa sweet as possible, na tradução literal, "tão fofa quanto possível" (referente a situação criada entre os personagens ou eles próprios).

O que são fanfics interativas?

Fanfics interativas podem (ou não) possuir um enredo inédito, onde o leitor coloca seu nome e rsponde algumas perguntas, como "qual é o nome da sua melhor amiga?" "um time que você gosta?" para que esses nomes sejam preenchidos em campos que envolvam a resposta das perguntas. Na hora da leitura, ficaria assim, por exemplo: Ontem, saí com minha amiga (nome que você escreveu) para assistir ao jogo dos (time que você escreveu). As perguntas variam, dependendo do contexto em que você escolheu para ser inserido.

Como se escreve uma fanfic?

Existem vários jeitos e motivos para se escrever uma fanfic. O escritor pode utilizar somente das personagens, ou até mesmo somente do enredo principal para traçar um paralelo com a história que irá escrever; pode usar várias histórias (como explicado acima no "crossover"), ou mesmo escrever um final alternativo, um epílogo ou uma capítulo a mais que se descreva algum sentimento ou cenário.

Para se escrever uma fanfic acredito que seja necessário saber pelo menos um pouco sobre a história que será adaptada (com exceção daquelas em que são completamente originais), relativa criatividade, um pouco de imaginação, ou mesmo sentimentos "à flor da pele". Não há necessariamente uma restrição para ser escritor, basta usar as palavras de uma boa forma para que elas atinjam seu objetivo, seja para chocar, emocionar, envolver o leitor, acalmá-lo, ou qualquer outro, uma vez que o importante é se expressar, independente se tenham que ser usado personagens, ou enredos, ou os dois!

segunda-feira, 22 de junho de 2015


"Se o sol tiver receio nas sombras da tristeza e não brilhar, não vai durar.. Sempre haverá a alegria e amanhã é outro dia, que vai raiar"
-Evinha