Queria também avisar que a princípio você pode pensar que por ser maracujá vai ficar forte, ou enjoativo, mas queria dizer fica suavemente perfeito.
E antes de ir pra receita, vou avisar que foi uma das mais chatinhas que eu fiz, por que estava calor, eu tinha batido claras em neve, mas aí elas voltaram a ser clara por que derreteram, e ai eu surtei, e corri contra o tempo, tentei bater de novo, mas descobri que elas não voltam.. Por fim deu certo, e eu juro que o sabor compensou tudo!
Ingredientes:
- 5 ovos
- 2 xícaras de chá de açúcar
- 4 colheres de sopa de margarina
- 2 xícaras de chá de farinha de trigo
- 1 polpa de maracujá com as sementes
- 1 colher de sopa de fermento em pó
Modo de preparo:
- Preaqueça o forno a 180°.
- Quebre os ovos e separe as gemas das claras*.
- Bata as claras em neve e reserve (de preferência em um lugar fresco hehe)
- Ainda na batedeira, bata o açúcar e as gemas até formar um creme claro (não se assuste, primeiro forma uma farofa, mas depois vira um creme mais grosso).
- Junte a margarina e a farinha e continue batendo até ficar homogêneo (demora um pouco).
- Retire da batedeira e incorpore a polpa de maracujá (manualmente).
- Acrescente as claras em neve delicadamente, e por último, o fermento.
- Despeje a massa numa forma média e asse por 35 minutos (ou até espetar e o palito sair limpo).
- Ainda quente, se quiser, polvilhe um pouco de açúcar de confeiteiro.
Batendo as claras em neve (sim, essa batedeira é mega vivida)
Essa é o creme que se forma depois A massa antes de incorporar o
da "farofa",com o açúcar e as gemas maracujá
E voilá! o bolo macinho e fofinho pronto para ser devorado :)
*Dicas para separar a clara da gema:
1- você pode quebrar o ovo em cima de uma peneira, e com uma colher, cuidadosamente retirar a gema, colocando-a em outro recipiente e depois virando a peneira para cair o resto da clara.2- Com um pouco mais de experiência, é possível quebrar os ovos e abri-los, deixando derramar somente a clara, e "segurando" a gema entre as cascas.
3- Naquela experiência mais escassa, também dá pra quebrar o ovo na mão com os dedo semi-abertos e manualmente segurar a gema, deixando escorrer a clara. Essa é meio nojenta, devido ao cheiro, então a menos que você realmente precise fazer isso, opte pela dica número 1.
4- Essa é mais criativa, parece mais complicada, mas com um pouco de física, é mais rápida que todas as outras. É só quebrar o ovo numa tigela, e com uma garrafa pet de água, apertar pra tirar o ar, chegar perto da gema, e parar de pressionar a garrafa, que funciona como um conta-gotas, puxando a gema pra dentro, onde você pode pegar ela e levar até outro recipiente.
Então essa são as dicas, e essa é a receita, espero que tenham gostado! E se você fez o bolo, deixe-me saber o que achou, aqui em baixo nos comentários!