quinta-feira, 2 de julho de 2015

Melhor receita de Brownie da vida!

Oiii!! Estou aqui hoje para postar uma receita de Brownie, que originalmente é da Fabiana K. A. Alves, e postou no site do Tudo Gostoso. Antes de maio do ano passado, eu nunca havia feito brownies antes, e pra ser bem sincera, em todo o restaurante eu achava meio caro pra provar. Minha querida amiga japa apareceu com um pedaço pra mim um dia na escola, sugerindo ser essa a receita para ser feita na apresentação de um trabalho prático de química (o melhor do ano).

No trabalho, tínhamos que fazer uma receita, de doce ou salgado, gravar, editar do jeito que quiséssemos, e levar para apresentar a montagem, e a comida escolhida. Num grupo de seis pessoas, fizemos 3 brownies, apresentamos e por fim, ficaram perfeitos (com algumas pequenas exceções de detalhes aqui e ali). Depois, ao chegar em casa, eu me viciei, e mesmo não sendo chocólatra, senti que precisava fazer uma receita pra mim e devorá-lo por inteiro. Foi o que eu fiz.

No entanto, eu sempre fui meio natureba e neurótica pra comida, observando sempre quantidade de gordura e sódio (não calorias, essas a gente queima rapidinho ;P), e resolvi diminuir a quantidade original de manteiga, além de, depois de várias tentativas, fazer mais algumas substituições, sendo uma delas, trocar parte das nozes (brownie original) por chocolates dos 3 tipos: ao leite, meio amargo, e branco (esse detalhe já acabou com a parte de ser "natural").

Desde que consegui essa receita final, esse se tornou definitivamente o meu melhor prato, que já atravessou cidades, bairros e chegou até diversas bocas e barrigas, que resultaram em um amor eterno por esse Brownie! Toda reunião familiar acabou incluindo, por fim, o meu bebê! Várias vezes me pediram a receita, mas eu sempre fui meio ciumenta com ela.. O que por fim, é uma coisa boba, já que.. o que é bom é para ser compartilhado!

Voltando ao assunto, a minha receita, por fim, ficou:

Ingredientes:

  • 4 colheres e meia (de sopa) de margarina (sem sal)
  • 3/4 de xícara (chá) de achocolatado (Nescau)
  • 1/2 xícara (chá) de chocolate em pó ("do Padre")
  • 1 1/4 de xícara (chá) de farinha de trigo
  • 2 xícaras (chá) de açúcar
  • 4 ovos
  • 2 pitadas de sal
  • 1 colher (de chá) de extrato ou essência de baunilha
  • 70g de chocolate meio amargo
  • 70g de chocolate ao leite
  • 70g de chocolate branco 
  • 1/4 de xícara (chá) de castanha de caju picadas (opcional)
OBS: para assar, será necessário papel mateiga.


Modo de preparo:

  1. Misturar bem os ovos e o açúcar, até que resulte em um creme amarelo.
  2. Adicionar a margarina, o achocolatado, a farinha, o chocolate em pó, o sal, e a essência de baunilha, misturando sempre a cada nova adição (mas não muito, para não "solar" a massa).
  3. Picar os chocolates e adicioná-los, junto da castanha de caju. Misturar.
  4. Despejar a mistura em uma assadeira (pequena serve, já que o brownie praticamente não cresce) forrada com papel manteiga e colocar no forno alto (240°)  por mais ou menos quarenta minutos, até que forme uma casquinha na parte de cima, ou até que se espete um palito e ele saia limpo (lembrando que as vezes você pode espetar um chocolate).

Dicas de cozinha: 

Pique os chocolates antes de tudo, por que depois, é só ir acrescentando os ingredientes.

Na hora de colocar os ingredientes, é bom peneirar, para não ter que ficar mexendo demais a massa.

A margarina, para facilitar, também deve estar à temperatura ambiente.

Quando der meia hora, pode dar uma olhada ou espetar um palitinho de curiosidade, não tem problema abrir o fogo a partir desse tempo! - e dependendo do seu forno, ele já pode estar pronto.

Para desenformar o Brownie, espere esfriar um pouco, retire o papel da assadeira, vire de cabeça para baixo e desgrude o papel manteiga dele, para em seguida, cortá-lo. Não se preocupe em quebrar o brownie, ele é um pouco sensível, mas dá pra pegar o jeito.. Apenas cuidado com a casquinha da parte de cima, essa quebra!

Algumas fotos tiradas durante o passo a passo, de vários Brownies que eu já fiz:


Este é o creme de ovo e açúcar, ou seja, o passo 1.


Não sei se essa foto precisa de uma legenda.. Sou eu,
meu avental feito pela Art Caprice, e uma massa deliciosa!



Esse é o passo 3. Com todos os ingredientes já misturados.


Este é o passo 4. E não se preocupe, a massa não entra nesses
vincos criados pelo papel manteiga! ;)


Esse é o brownie pronto, tinha acabado de tirar do forno.. Os pontinhos pretos na parte de cima não são queimados, são somente o chocolate, por ficarem assados.. 


E voilà! Prontos para serem de-vo-ra-dos!


Com sorvete Negresco, da Nestlé.


Neste eu adicionei as castanhas de caju!

Se você quiser, também pode comer com sorvete, como mostrado acima, com cookies, com brigadeiro de Nutella (pressinto uma diabetes?), ou até mesmo com um brigadeiro mole e morangos.
Agora é só tentar, e caso não dê certo, pode comentar que eu ajudo!

quarta-feira, 1 de julho de 2015

"De que serve construir arranha-céus se não há mais almas humanas para morar neles?" 
 - Olhai os lírios do campo