Mostrando postagens com marcador fácil. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador fácil. Mostrar todas as postagens

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

Bolo de cacau com amora

Oi gente!! Devido a correria de final de ano, transição entre Ensino Médio e faculdade, eu fiquei muito tempo sem testar ou fazer qualquer receita mais diferente. No entanto, fui no horti fruti Oba com a minha mãe e encontrei uma caixinha de amora, e instintivamente, tive uma ideia, apenas não sabia se ia dar certo...

MAS DEU! Nem acredito que eu criei uma receita nova, e que ainda por cima ficou deliciosa!!
É possível sentir o contraste do semi-amargo do cacau na massa com o azedinho adocicado da amora, principalmente quando se pegava uma garfada com pedaços da fruta. Portanto, gostaria de compartilhar aqui com vocês a mais nova receita inédita e quase fitness (por usar cacau ao invés de chocolate, não usar leite, nem manteiga, e ainda ter uma fruta) do bolo de cacau com amora.

Ingredientes:


3 ovos
1/3 de xícara de chá de óleo
2 xícaras de farinha de trigo
2 xícaras de açúcar
1 colher de sopa bem cheia de fermento em pó
1/2 xícara de água
200g de amoras (um pouco menos, se for daquelas grandonas)
1 colher de sopa não cheia de cacau em pó
2 colheres de sopa cheias de açúcar
1 colher de sopa de corante (opcional)

Modo de preparo:


Amoras:

As amoras precisam ser feitas antes da massa, portanto, você deve:


  • cortá-las em quatro partes, ou pedaços pequenos.
  • colocá-las em uma panela com as 2 colheres de açúcar
  • mexer até que comecem a ficar com um pouco de calda no fundo.


Lembre-se: sua intenção é apenas aquecê-las e fazer com que elas fiquem doces, logo, o processo é bem rápido.

Bolo:


  • Bater no liquidificador os ovos e o óleo, por 3 minutos
  • Acrescentar o açúcar e bater por mais 3 minutos
  • Retire essa massa do liquidificador, coloque em um vasilhame, e, na mão, ir acrescentando aos poucos a farinha, mexendo sempre até que fique grossa
  • Acrescentar o cacau e as amoras, despejando só um pouco da calda que fica no fundo da panela (agora é a hora em que se adiciona opcionalmente o corante) 
  • Dissolva, separadamente, o fermento na xícara de água, e ainda enquanto estiver borbulhando, despejar na massa
  • Mexa bem até que a água se junte completamente à massa
  • Despeje, em seguida, em uma forma untada com manteiga, farinha e uma pitada de cacau
  • Colocar em forno pré aquecido, e assar em temperatura média de 30 a 35 minutos (até que se espete uma faca e ela saia limpa)


Para colocar em cima:


  • 4 colheres de sopa de açúcar de confeiteiro
  • 1 colher de chá de cacau
misture ambos e peneire em cima do bolo.


Se não tiver o açúcar de confeiteiro, use esta mistura, seguindo os mesmos passos do anterior:


  • 4 colheres de açúcar refinado
  • 1 colher de sopa de chocolate do padre


Comentários: 

O bolo fica com uma massa delicada, portanto, não espere um gosto escandaloso de amora, nem de cacau, o segredo está na combinação e na mistura de sabores :)
As amoras que eu usei não são silvestres, mas também não são aquelas gigantonas, por que eu acho elas meio superficiais.
Quando se adiciona a água com o fermento à massa, parece que vai dar tudo errado, mas calma, é só mexer ;)
Ah, o corante não faz muito milgare, já que a cor do cacau é bem forte, portanto, é legal colocar até que você mesmo fique satisfeito com a cor.
Quando fui desenformar o meu bolo, ele ainda estava qunte, então infelizmente, um pouco ficou na forma, mas nada que alguns remendinhos não resolvessem kk


Aqui estão algumas fotos do passo a passo:

Este é o pacotinho com 100g de amora (para a receita, são necessários dois desses)


A massa antes de adicionar o corante e as amoras.


Meu bolo com remendinho e o açúcar de confeiteiro


Para ficar colorido e não fitness, joguei M&M por cima kk


As amorinhas dentro da massa

Espero que tenham gostado gente!! Quem resolver fazer e quiser, por favor, comente aqui abaixo o que vocês acharam!!



quinta-feira, 2 de julho de 2015

Melhor receita de Brownie da vida!

Oiii!! Estou aqui hoje para postar uma receita de Brownie, que originalmente é da Fabiana K. A. Alves, e postou no site do Tudo Gostoso. Antes de maio do ano passado, eu nunca havia feito brownies antes, e pra ser bem sincera, em todo o restaurante eu achava meio caro pra provar. Minha querida amiga japa apareceu com um pedaço pra mim um dia na escola, sugerindo ser essa a receita para ser feita na apresentação de um trabalho prático de química (o melhor do ano).

No trabalho, tínhamos que fazer uma receita, de doce ou salgado, gravar, editar do jeito que quiséssemos, e levar para apresentar a montagem, e a comida escolhida. Num grupo de seis pessoas, fizemos 3 brownies, apresentamos e por fim, ficaram perfeitos (com algumas pequenas exceções de detalhes aqui e ali). Depois, ao chegar em casa, eu me viciei, e mesmo não sendo chocólatra, senti que precisava fazer uma receita pra mim e devorá-lo por inteiro. Foi o que eu fiz.

No entanto, eu sempre fui meio natureba e neurótica pra comida, observando sempre quantidade de gordura e sódio (não calorias, essas a gente queima rapidinho ;P), e resolvi diminuir a quantidade original de manteiga, além de, depois de várias tentativas, fazer mais algumas substituições, sendo uma delas, trocar parte das nozes (brownie original) por chocolates dos 3 tipos: ao leite, meio amargo, e branco (esse detalhe já acabou com a parte de ser "natural").

Desde que consegui essa receita final, esse se tornou definitivamente o meu melhor prato, que já atravessou cidades, bairros e chegou até diversas bocas e barrigas, que resultaram em um amor eterno por esse Brownie! Toda reunião familiar acabou incluindo, por fim, o meu bebê! Várias vezes me pediram a receita, mas eu sempre fui meio ciumenta com ela.. O que por fim, é uma coisa boba, já que.. o que é bom é para ser compartilhado!

Voltando ao assunto, a minha receita, por fim, ficou:

Ingredientes:

  • 4 colheres e meia (de sopa) de margarina (sem sal)
  • 3/4 de xícara (chá) de achocolatado (Nescau)
  • 1/2 xícara (chá) de chocolate em pó ("do Padre")
  • 1 1/4 de xícara (chá) de farinha de trigo
  • 2 xícaras (chá) de açúcar
  • 4 ovos
  • 2 pitadas de sal
  • 1 colher (de chá) de extrato ou essência de baunilha
  • 70g de chocolate meio amargo
  • 70g de chocolate ao leite
  • 70g de chocolate branco 
  • 1/4 de xícara (chá) de castanha de caju picadas (opcional)
OBS: para assar, será necessário papel mateiga.


Modo de preparo:

  1. Misturar bem os ovos e o açúcar, até que resulte em um creme amarelo.
  2. Adicionar a margarina, o achocolatado, a farinha, o chocolate em pó, o sal, e a essência de baunilha, misturando sempre a cada nova adição (mas não muito, para não "solar" a massa).
  3. Picar os chocolates e adicioná-los, junto da castanha de caju. Misturar.
  4. Despejar a mistura em uma assadeira (pequena serve, já que o brownie praticamente não cresce) forrada com papel manteiga e colocar no forno alto (240°)  por mais ou menos quarenta minutos, até que forme uma casquinha na parte de cima, ou até que se espete um palito e ele saia limpo (lembrando que as vezes você pode espetar um chocolate).

Dicas de cozinha: 

Pique os chocolates antes de tudo, por que depois, é só ir acrescentando os ingredientes.

Na hora de colocar os ingredientes, é bom peneirar, para não ter que ficar mexendo demais a massa.

A margarina, para facilitar, também deve estar à temperatura ambiente.

Quando der meia hora, pode dar uma olhada ou espetar um palitinho de curiosidade, não tem problema abrir o fogo a partir desse tempo! - e dependendo do seu forno, ele já pode estar pronto.

Para desenformar o Brownie, espere esfriar um pouco, retire o papel da assadeira, vire de cabeça para baixo e desgrude o papel manteiga dele, para em seguida, cortá-lo. Não se preocupe em quebrar o brownie, ele é um pouco sensível, mas dá pra pegar o jeito.. Apenas cuidado com a casquinha da parte de cima, essa quebra!

Algumas fotos tiradas durante o passo a passo, de vários Brownies que eu já fiz:


Este é o creme de ovo e açúcar, ou seja, o passo 1.


Não sei se essa foto precisa de uma legenda.. Sou eu,
meu avental feito pela Art Caprice, e uma massa deliciosa!



Esse é o passo 3. Com todos os ingredientes já misturados.


Este é o passo 4. E não se preocupe, a massa não entra nesses
vincos criados pelo papel manteiga! ;)


Esse é o brownie pronto, tinha acabado de tirar do forno.. Os pontinhos pretos na parte de cima não são queimados, são somente o chocolate, por ficarem assados.. 


E voilà! Prontos para serem de-vo-ra-dos!


Com sorvete Negresco, da Nestlé.


Neste eu adicionei as castanhas de caju!

Se você quiser, também pode comer com sorvete, como mostrado acima, com cookies, com brigadeiro de Nutella (pressinto uma diabetes?), ou até mesmo com um brigadeiro mole e morangos.
Agora é só tentar, e caso não dê certo, pode comentar que eu ajudo!